quarta-feira, 21 de março de 2007

Princípio de conversa - IV

Títulos – III

Esse discurso todo aí em cima (aí embaixo?) é só pra dizer a vcs que “Tudo tem um jeito diferente de ser. Depende do modo que a gente vê”. Não deixem que ponham vendas em vcs. Abram os olhos: “nossa única riqueza é ver” (Alberto Caeiro, O guardador de rebanhos, poema VII, "Da minha aldeia vejo quanto da terra...").

• • •

Alguém aí sabe como fazer pra esse negócio aqui não ser postado de baixo pra cima? É esquisito ler assim...

• • •

Por hj é só. Tô pregado. Amanhã posto o comentário sobre "Três histórias" e um novo conto. Inté.

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Miguel. Meu nome é Bermudes, ainda não tive a oportunidade de ler sua obra,mas com certeza terei que lê-la, pois vou prestar vestibular esse ano..É bom saber que poderemos esclarecer nossas dúvidas com o próprio autor..!
Abraços.

Anônimo disse...

Miguel aqui é o Bermudes novamente.
Na prova do PUPT que ocorreu domingo dia 25, havia uma questão sobre o seu livro.E ela traz que uma das formas de citar a morte no livro é através da "imolação", o que seria isso?
Obrigado.

Miguel Marvilla disse...

Bermudes, imolação, em sentido figurado, significa sacrifício, renúncia, abnegação. Daí que a relação é clara: no livro, vários personagens se sacrificam, matando voluntariamente seus próprios desejos, geralmente em função de imperativos éticos alheios a sua vontade natural. Este me parece o caso das noivas de "Três histórias" e "Casamento" (aqui, também o amante, calado, se enquadra), por exemplo. Já em "A terceira realidade", as duas personagens renunciam à paixão que sentem uma pela outra e quando, arrependidas, tentam retomá-la, é tarde demais: a terceira realidade tomou conta de tudo. Enfim, vc vai encontrar algo de imolação em quase todos os contos.

Anônimo disse...

Escrevendo apenas para lhe parabenizar pelo blog. Finalmente um bom enterterimento para as minhas tardes na internet.

Miguel Marvilla disse...

Pois é, prima. Finalmente vc apareceu aqui no meio do mato... Espero estar aqui da próxima vez que vc vier. Bjs.

Ah, limpe o cantinho da boca, ironia é um veneno que age muito rápido... hehe

Anônimo disse...

Entendido. Além dessa, há outra característica predominante na maioria dos contos?

Miguel Marvilla disse...

Bermudes, é claro que há outras características "predominantes" no livro. Espero poder, com a ajuda de vcs, falar delas, ao longo deste blog. Mas isso não vai adiantar muito se vc não ler o livro. E não estou falando só de "Os mortos". Falo também do "Capitão do fim", do Luiz Guilherme e de todos os outros que a Ufes adotou. Eu estou usando essa adoção para tentar, através dessas conversas de mesa de blog, estimular o hábito — e o prazer — da leitura, da escrita e da discussão. O fato é que, na maioria das vezes, vc não vai estar em contato com os autores (até porque a maioria já passou para o lado do povo extinto) para fazer-lhes a pergunta que me fez, de modo que vc precisa se municiar com a sua inteligência, as suas idéias, e estender os seus sentidos sobre os livros: ler com os ouvidos abertos.

Anônimo disse...

AMEI a explicação... inclusive gostei bastante de ver de maneiras diferentes o título... jamais viria aquele NO no inglês! hahaha
mas assim como vc, porém no futuro bem próximo, vou dormir em paz!!

já me é um bom começo ãh!?

vc se importa se eu divulgar parr os alunos do up seu blog!? queria entregar ao grijó [professor] para q ele passasse aos alunos e tal!
=o*

Miguel Marvilla disse...

Akemi, claro que naum me importo de vc divulgar no Up. Muito pelo contrário, vou adorar. Este não é um blog exclusivista. Embora eu esteja tão preocupado em ajudar vcs a entender o livro para o vestibular quanto vcs estão preocupados em entendê-lo (ãh-hã...), minha intenção é que vcs, ao final, gostem mais de ler. Então, são todos bem-vindos: alunos do Up, Darwin, Salesiano, Nacional, Pupt, Conexões de Saberes, escolas públicas, leitores de ocasião... a porta está aberta. Tomem cuidado apenas para não assustarem o T. rex que dorme atrás do sofá...

Enfim, Akemi, traga quem vc quiser. Vamos fazer uma festa. \o/
(Tá bom, tá bom. Sem canapés de camarão... I promise, hehe)

=o*

Anônimo disse...

Com certeza...Obrigado!