sábado, 15 de dezembro de 2007

Sugestões para a Ísis, às portas do VestUfes

Ísis, para bem interpretar qualquer coisa, é necessário primeiro conhecer os termos dessa coisa. Ou seja, antes de tentar ver o que há nas entrelinhas é preciso ver o que há nas linhas. Vc vai se surpreender. Por exemplo, em "Os fetos, as begônias", as chaves interpretativas estão notítulo: fetos e begônias. Palavras têm vários sentidos, às vezes simultâneos. Nesse caso, begônias são, obviamente, flores e fetos tanto podem significar embriões quanto... samambaias. Aí já se estabelecem duas relações tendo como centro o personagem que leva os fetos e os coloca no subterrâneo: uma, que fala de enterrar embriões, o que dá ao conto certa aura de terror; outra que fala de colocar samambaias junto com begônias, como alguém que cria um jardim particular longe dos olhares da mulher (ela não sabe, está dito aí em algum lugar).

Parece-me que o autor (este escriba que escreve neste momento - 18h55 de sábado, 15 - atabalhoadamente, num cybercafé em Mantena, apenas para te dar mais coisas em que pensar), pareece que ele pretendeu falar das coisas que mantemos escondidas. Problemas ou mentiras, frustrações ou rancores, dores ou invejas, nossos pequenos e grandes crimes cotidianos, sempre que essas coisas são jogadas debaixo do tapete ou escondidas nos porões, sempre que não temos coragem de mantê-las à tona, de dizer o que queremos, de expressar nossos sentimentos, essas coisas se acumulam, formam um lixo tóxico e uma hora, quando vc se esquece delas, quando menos espera, elas saem do escuro em que estavam e , como samambaias e begônias, partem em direção à luz, num espetáculo de fototropismo para o qual, na maioria das vezes, não estamos preparados.

Tem mais coisas aí, Ísis, mas esse tempo do cybercafé está se esgotando (pasme, eles fecham às sete e já tem uma senhora quase me mandando embora), então, espero que algo aqui tenha sido útil.

12 comentários:

Anônimo disse...

Vlw Miguel, obrigada por mais uma dica. Parabéns pelo livro novo.

=)

beijinhos

Anônimo disse...

Muito obrigada Miguel!
Eu vi seu comentário só hoje, por causa da correria das provas. Sabia que você postaria :)
Muito obrigada mesmo, você não sabe o quanto contribuiu nos meus estudos.
Que seus livros possam ser um sucesso. Alguém como você merece :)
Abraço
(Ah! E, apesar de ser contra as regras gramaticais, meu nome é sem acento hehehe Isis mesmo)

Unknown disse...

Olá, gostaria que falasse um pouco mais sobre o livro Os mortos estão no Living no seu blog.
E gostaria de dar uma sugestao para um futuro lançamento já pensou em escrever sobre um adestrador, seu cão e sua peripécias?? só uma sugestão adoraria ler um livro com esse enredo e escrito por você!
Beijos

Miguel Marvilla disse...

Lili, todo livro, por pior que seja (e espero que o meu não seja desses piores, rs) tem muito a ser dito sobre ele. Então eu preciso que os leitores digam algo, façam perguntas específicas, para que eu as comente. Venho falando algumas coisas ao longo do blog (vc deve ter visto aí), mas não sei se essas coisas servem a todos que as lêem. A partir de fevereiro, vou voltar aos comentários sobre os contos que ainda não estão no blog.

• • •

Sobre o cão e seu adestrador, eu confesso que ainda não havia pensado sobre isso. É que eu sou fã de gatos. Tenho um casal: Pink e Floyd (veja em http://marvilla-poesia.blogspot.com). Quem sabe, um dia desses eu consigo fazer o que vc pede? A idéia é bastante interessante (se vc pensar bem, pode-se fazer literatura sobre qualquer coisa, até sobre um buraco na parede, como Katherine Mansfield... ou terá sido Virginia Woolf? Ah, uma das duas.

Beijos.

Anônimo disse...

Rsrs... é mesmo!!
Percebí que gosta de gatos e por sinal... Pink & Floyd doideraaaaa kkkk mt legal os nomes!!
Obrigada pela atenção, e em relaçao ao livro que sugerí a você seria tipo os memórias do cão postadas sobre seu adestrador como se ele quisesse fazer o papel dele do adestrador e assim dar umas "lições" animalescas a nós seres humanos muita das vezes mais desumanos... rsrs
E como dizia... não me lembro quem: "Cada vez que conheço os homens... amo mais os animais" rs
Bjao

Miguel Marvilla disse...

Então, Lili... acho que vc já tem o "esqueleto" da história. P q não tenta vc mesma escrevê-la. Corra seus riscos. Tenho certeza de q vc se sairá bem. O principal já tem...

Agora, eu prefiro dizer que, "quanto mais conheço os homens, mais gosto das mulheres"... hehe

Beijos.

PS: Vc fez vestibular? Vai fazer? Pra quê?

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKK ahhh que bom ta mt escasso esse mercado hoje em dia rsrsr.
Olha eu faço Serviço Social, vo tentar transferencia pra UFES. Mae meu sonho de consumo mesmo é vetrinária se Deus quiser vou realizar noa importa quanod mas sei que vou.
Vo tentar Vest tb!
Bjao!!

Miguel Marvilla disse...

O mercado masculino? Tá mesmo. E tomara que fique mais ainda...

Vc não quer dar uma passada lá no labirinto (http://marvilla-poesia.blogspot.com)? Tem um pessoal legal conversando lá, inclusive sobre o que vc chamaria "mercado amoroso"...

Vc faz Serviço Social e quer fazer Veterinária? Isso é que é ecletismo... hehe Mas acho que a gente tem de correr atrás dos próprios sonhos. E hoje. Não deixe nada pra segunda-feira.

Beijos.

Anônimo disse...

Pois é querido, que discrepância né rsrsr, ossos do ofício... Mas pra você ver, pelo menos vou tratar dos animais de uma forma muito assistencialista rsrsr.
Nao desisto nunca e nem deixo pra amanha o que posso fazer hoje, mas infelizmente o capital conta muito na realização dos mesmos... Mas no final da tudo certo, o que não podemos é deixar de sonhar e... realizar!!
Bjao fica com Deus!

Miguel Marvilla disse...

Mas, afinal, vc estuda onde? Curiosidade, só. Aki naum tem nenhuma referência sua, blog, e-mail, essas coisas.

Unknown disse...

NEW MILENIO RSRS CONHECE?? MAS TRANKEI NO 4PERIODO
TIVE UNS PROBLEMAS SERIOS E TIVE Q FAZE-LO... SNIF MAS TAMU AI NALUTA!
BJAO ME ADICIONA
elisalyly@hotmail.com

gracy laport disse...

"Os Mortos estão no Living" está sendo para mim como um satélite tipográfico.
Que circula órbitas inesplicáveis!
O livro conseguiu invocar espasmos meus e por vezes minha mudez.Deu o arrepio e o riso no canto da boca quando lemos algo muito bom.
Fascinante!

Gostaria mesmo de saber quando será lançado o próximo livro e se terá algo como uma "tarde de lançamento".


Gracy L.