quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Congresso de Letras

Aí, gente, tá rolando na Ufes, até o dia 23, o IX Congresso de Estudos Literários, mais uma superprodução do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL-MEL). Os encontros acontecem em vários locais da Ufes (Auditório do Centro de Artes – Cemuni IV, salas do IC-III e do prédio do Mestrado. Se clicar aqui, vc ficará sabendo de toda a programação do evento. Ainda tem muita coisa rolando e muita pra rolar até a sexta-feira.

Pena que dois congressos superimportantes (o Internacional de História e este de Letras) estejam ocorrendo simultaneamente, inviabilizando a presença de muitas pessoas, como este escriba, que gostariam de participar dos dois. Sugiro que, no futuro, os organizadores de congressos (de todas as áreas) na Ufes entrem em contato uns com os outros e tentem fazer uma programação não excludente. Isso, inclusive, manteria a Universidade na mídia o tempo todo.

• • •

Eu tava devendo este post ao Lucas. E mais o comentário ao belo livro dele. Em breve.

11 comentários:

Guilherme Daher disse...

Miguel, vim te agradecer. O blog ajudou( e muito) a acertar a questão do seu livro que caiu Na prova
Obrigado ^^
Abraço

Miguel Marvilla disse...

Putz, Guilherme, se um só foi "salvo" por este blog atabalhoado, já valeu a pena.

Anônimo disse...

Sr.Miguel,tô chegando agora..tô gostando do blog..tô num certo atraso {no bOm sentido, claro!,né}
Ainda não li o livro, apesar de....deveria.
Gostei de seu jeito de contar, no mínimo é muito diferente, no máximo farei esforços para descobrir e aprender a contar também... cantar já canto - vez em qDo -

No - :Cem Anos de Solidão é o pior livro que nao li, desculpe a sinceridade, mas nem sob tortura.
No + :Vc é legal.
bjs e até

Luluzinha

Miguel Marvilla disse...

Pois então, Luluzinha: seja bem-vinda. A porta está aberta. Entre, troque os quadros das paredes, os pisos, os azulejos... Agora, Cem anos de solidão, vc mesma diz: não leu. Então não vai saber... q pena. Mas tudo bem, não é a única coisa boa que vc vai deixar para trás sem conhecer, nem é a única coisa boa no mundo. Vc descobrirá as suas coisas boas, com certeza. That's the way the cookie crumbles.

No + :Vc parece legal tb.

Bjs e não suma.

Bolinha, Plínio, Carequinha. rs

Miguel Marvilla disse...

PS: Ao entrar aqui, cuidado com os gatos, Pink e Floyd, que costumam ficar escondidos atrás da porta...

Anônimo disse...

ixii, vc tem gatos por aí-aqui? tenho um certo nervoso dos bichanos, apesar de serem lindos, principalmente os olhos.
Sobre o livro 'Cem anos de solidão' eu tentei ler, mas não gostei mesmo, gosto é gosto, fazer o q..
Seus contos já gostei, são bem enigmáticos, nem sei se a palavra é essa, mas gostei.

boa noite

Miguel Marvilla disse...

Tenho gatos. Adoro. Mas nada de ficar com eles no colo: gosto de vê-los, gosto da elegância deles, da delicadeza, da sutileza: gatos são, sei lá, espécie de protótipos de vampiros.

Cem anos é uma dessas obras-primas fundamentais. Talvez vc o tenha pegado pra ler no momento errado, pela razão errada. Eu li da primeira vez aos quatorze anos, presente de um professor que eu admirava. Não parei mais de lê-lo. Tente um outro García Márquez antes: Crônica de uma morte anunciada, O amor nos tempos do cólera, Do amor e outros demônios... Se gostar, talvez vc se empolgue e consiga ler Cem anos. Se não, desista e leia outras coisas. Há zilhões de livros à espera de serem descobertos — e amados. Ou odiados. Só não podem te deixar indiferente. Vc não gostou até do meu?

PS: Lulu: só não recomendo mesmo é o tal do (eca!) Código da Vinci. Pura empulhação mal-escrita... Melhor ler bula de remédio ou placa de ônibus.

Boa noite, moça.

• • •

A essa altura vc já deve ter conhecido Pink e Floyd no post novo...

Anônimo disse...

São bonitos seus gatos. Não sei pq mas sempre tive um certo medo de gatos.
Eu li "crônica de uma morte anunciada" pra fazer um trabalho no colégio, já faz um tempo, não me lembro bem como era, mas lembro que nao gostei. O outro livro que vc citou não li nem tenho interesse em ler.
Li há uns dias atrás "pequenas epifanias" do maravilhoso Caio Fernando Abreu, tô apaixonada por esse moço, quero ler todos os livros dele. E vc, o que acha dele?

abraços, bom sábado

Miguel Marvilla disse...

Conheço pouco (quase nada) do CFA, Lulu. Não indico ou "desindico", portanto, o que não conheço. Mas, se vc leu e gostou, isso é o que importa. Vc achará suas próprias razões para esse gostar. De resto, só posso dizer que não seja leitora de um único autor: as bibliotecas estão cheias de livros fundamentais. É só a gente querer achar. E uma grande obra nunca exclui outra. "Os livros", diz Umberto Eco, "estão sempre falando de outros livros".

Hugs. Bom domingo, Luluzinha.

PS: Vamos sair deste post e continuar a conversa em outro?

Cleiviane disse...

Oi Miguel! Quero te parabenizar por ser capixaba e por estar dentre os autores recomendados pela UFES, sou universitária da rede privada e estou curiosa para ler "Os mortos estão no living".
Parabéns!
Até mais.

Miguel Marvilla disse...

Obrigado, Ane; Depois quero saber sua opinião sobre o livro. Pode escrever para o meu e-mail, se quiser.